Músicos do Festival

Manoela Freitas

Manoela Freitas

Contrabaixo – Núcleo Ouro Branco

Manoela Freitas é contrabaixista na Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Natural de Brasília iniciou seus estudos na Escola de Música de Brasília aos 9 anos de idade onde cursou flauta doce e contrabaixo acústico na classe de Karla Dias e Ricardo Vasconcellos.

Sob a orientação do professor Antonio Arzolla formou-se no curso de bacharelado da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) onde atuou como monitora do curso de contrabaixo complementar. Complementou seus estudos com os professores Marcos Machado na UniversityofSouthernMississippi, Marco Delestre no Instituto Baccarelli e com Pedro Gadelha.

Como contrabaixista convidada participou de concertos junto a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Acadêmica de São Paulo, Orquestra Sinfônica da USP e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Já participou de festivais e Masteclasses onde teve oportunidade de se aperfeiçoar com professores como: DiannaGannett, Jeff Bradetich, Thierry Barbé, MassimoGiorgi, CatalinRotaru, VolkanOrhon, Christian Braica, DominicSeldis e Pedro Gadelha. Atuou com diversos maestros como José Serebrier, Jean FrancoisRivest, Jean PhelippeTremblay, Carlos Miguel Prieto, Roberto Minczuk, Ira Levin, MishaSantora, Roberto Tibiriçá, Isaac Karabtchevsky, SemionBychkov entre outros. Em 2015 participou da tourne da Academia Internacional do Teatro del Lago no Chile e da tourne Pan Americana da Orquestra da Francophonie e a YOA-Orquestra Jovem das Américas no Canadá.Possui treinamentos e certificações da SAA (Suzuki AssociationofAmericas) no ensino da flauta doce e contrabaixo para crianças e jovens.


Patrocínios