Músicos do Festival

Ricardo Kubala

Ricardo Kubala


Bacharel pela Faculdade Santa Marcelina, realizou cursos de aperfeiçoamento na Academia da Filarmônica de Berlim e na Escola Superior de Música de Karlsruhe, orientado respectivamente por Wilfried Strehle e Madeline Prager. Participou de vários festivais e cursos, ministrados, entre outros, por Alberto Lysy, Max Rostal, Norbert Brainin e Quarteto Chillingirian. Obteve os títulos de Mestre e Doutor em Música na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Atuou em diversos grupos de câmara premiados pela crítica, entre eles a Orquestra Solistas do Brasil (prêmio APCA de melhor conjunto de câmera) e Quarteto de Cordas de São José dos Campos (prêmio APCA de melhor conjunto de câmera). Como músico convidado da Orquestra de Câmara Solistas de Trondheim (Noruega), participou de gravação de CD pelo selo Deutsche Grammophon (prêmios Amadeus Music Award e Golden Harmony Award), além de ter se apresentado em vários países da Europa e Estados Unidos.

Como membro do Núcleo Hespérides, que se dedica à pesquisa e divulgação da música das Américas, tomou parte de gravação do CD “Sons das Américas” (selo SESC).

Foi professor de música de câmara, na Faculdade Santa Marcelina, e de viola, na Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto. Com frequência tem lecionado em festivais, como os de Campos de Jordão, Londrina, Pelotas e Gramado, e ministrado master classes em universidades na America Latina. Atualmente é professor de viola no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Realização & Apoio: