Músicos do Festival

Nilson Bellotto Neto

Nilson Bellotto Neto

Principal contrabaixista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerias, Nilson Bellotto Neto, nasceu em Bragança Paulista, onde começou a estudar música na infância. A paixão pelo contrabaixo veio aos quatorze anos, passando então a estudar com Fábio Calzavara Júnior. Posteriormente, ingressou na Universidade Livre de Música em São Paulo orientado pelo professor Sergio de Oliveira. Em 2005, participou da Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista e da Orquestra Jovem de Atibaia como Primeiro Contrabaixo, quando se apresentou também como solista, recebendo o prêmio de Músico Destaque.

Em 2006, deixa sua cidade natal para dar continuidade a seus estudos na capital paulista, passando a ser o Principal Contrabaixo da Sinfônica de Heliópolis, onde acompanhou artistas renomados e frequentou várias masterclasses. Participou ainda de muitos festivais, sendo convidado a apresentar-se como solista em vários deles.

Estudou com Ana Valéria Poles na Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), com a qual já se apresentou em concertos sob regência de maestros como Fábio Mechetti, Frank Shipway, Yan Pascal Tortelier e outros.

Em 2010 concluiu os estudos em São Paulo com o renomado professor Pedro Gadelha e passou a integrar o naipe de contrabaixos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Em 2011 passou também a integrar a Orquestra Ouro Preto, executando repertório de diversos gêneros e épocas. Dentro de sua trajetória foi solista em diversas orquestras do Brasil incluindo a Filarmônica de Minas Gerais.

Hoje atua como Chefe de naipe dos contrabaixos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e desenvolve importante papel na literatura do contrabaixo como arranjador e compositor. Fundou o quinteto Docontra no qual é diretor artístico. Como professor de contrabaixo organiza masterclasses e oferece cursos com foco em audição de orquestra.

Realização & Apoio: