Músicos do Festival

Alessandro Borgomanero

Alessandro Borgomanero

Nascido em Roma, Alessandro Borgomanero formou-se com sucesso emviolino, com o título de Mestre, em 1992, na Escola Superior de Música"MOZARTEUM" de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci.Aperfeiçoou-se com grandes mestres como, Denesz Zygmundy (Academia Franz Liszt,Budapest), Rodolfo Bonucci (Roma), Boris Belkin (Accademia Chigiana, Siena) eSalvatore Accardo (Cremona).

Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, tais como aOrquestra de Câmara de Budapeste, Philadelphia Virtuosi Chamber Orchestra,London Mozart Players, Virtuosos de Salzburgo, Orquestra de Câmara de Berlim,Orquestra "Sinfonietta" Salzburg e com a maioria das orquestrassinfônicas e de câmara brasileiras.

Como recitalista obteve elogios do público e da críticaespecializada em diferentes países entre eles, Áustria, Escócia, Inglaterra,Portugal, Alemanha, Itália, Brasil, Peru e Argentina. Gravou programas para arádio BBC de Edinburgo, a ORF de Salzburg e para a RAI Italiana.

Apresentou-se em persos festivais de música como no Festival deVerão de Salzburg num concerto de música de câmara com a cantora Jessye Norman,Festival de Música de Edinburgo, nas Semanas Filarmônicas de Salzburg junto comintegrantes das Orquestras Filarmônica de Viena e de Berlim, Festival de Músicade Mantova, Festival Mozart de Tóquio e no Festival de Inverno de Campos doJordão. Ministrou masterclasses para violino na Escola Superior de Música deViana (Portugal), no Festival Internacional de Música de Brasília e nasUniversidades Federais de Recife e Uberlândia.

Dosvários conjuntos musicais de que faz parte, destacam-se o “Mozarteum Quartet” eo “Salzburg Octet”, com os quais se apresentou em países da Europa, Ásia,América do Norte e na Austrália. Atualmente alterna sua atividade musical naEuropa com a de professor de violino na Universidade Federal de Goiás.Apresenta-se com um violino fabricado em Veneza por Matteo Goffriller no ano de1725.

Realização & Apoio: