Músicos do Festival

Eduardo Swerts

Eduardo Swerts

Natural de Belo Horizonte, Eduardo Swerts graduou-se em Violoncelo na Universidade do Estado de Minas Gerais e concluiu o Mestrado em Performance, o Artist Diploma e o Kammermusik Studium (Especialização em Música de Câmara) na Musikhochschule Münster e na Robert Schumann Hochschule Düsseldorf, Alemanha. Estudou sob a orientação de Abel Moraes, Matias de Oliveira Pinto e Franziska Batzdorf, respectivamente.

Membro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2012, atuou também em outras orquestras no Brasil, Alemanha e Itália - Festival delle Nazioni, além de duas temporadas na Orquestra das Américas como primeiro violoncelo, realizando uma extensa turnê pela América Latina. Como solista, apresentou-se no Festival do Algarve, no Solistenforum Münster, e na premieré de "Dos Pampa Sur" de Rufo Herrera, com a Orquestra Ouro Preto.

Venceu o I Concurso de Música de Câmara de Münster com a pianista Risa Adachi, apresentando-se posteriormente na Alemanha, Grécia, Portugal e Brasil. Membro do Trio Villani-Côrtes, lançou em 2016 o primeiro álbum “Três Tons Brasileiros” pelo selo Natura Musical.

Recentemente aprovado como docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, é convidado em vários festivais no Brasil. Lecionou na Staatliche Musikschule des Emslandes e Musikschule Steinfurt, e foi professor assistente de Matias de Oliveira Pinto na Academia da Musikhochschule Münster. Foi bolsista do KAAD e da Fundação Yehudi Menuhin - Live Music Now. Eduardo é formado também em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Realização & Apoio: